Quanto Custa?

Irlanda Brasil

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar na Irlanda

Dublin

Dublin é uma cidade encantadora. Cidade jovem e vibrante, tem uma grande diversidade cultural mas mantém um toque de cidade do interior. Estude na capital da Irlanda e tenha uma experiência inesquecível em uma das capitais mais bacanas da Europa. Dublin tem o tamanho ideal para a sua vida na Europa.

Dublin é a capital e mais importante cidade da Irlanda. Com aproximadamente 2 milhões de habitantes, é uma cidade alegre e vibrante, sempre pronta a receber seus visitantes. Ao contrário dos ingleses, os dubliners são bastante simpáticos e estão sempre se divertindo (ou having a craic, como gostam de dizer). Em um bar, café ou pub, é sempre possível puxar papo com um nativo e ter uma agradável conversa, especialmente se vocês estiver em um pub.

Dublin é uma das cidades mais antigas da Europa. Ou seja, há muita cultura e muita história espalhada pela cidade. A música na Irlanda também exerce uma grande influência. É bastante fácil sair à noite e achar pubs com ótimas bandas tocando de graça.

Geograficamente, Dublin tem uma perfeita localização. Ao mesmo tempo em que se situa em uma região costeira, é cercada por montanhas. Além disso, fica a menos de uma hora de Londres e cerca de 1h30 de avião de Paris. Ou seja, mesmo sendo em uma ilha, fica próxima o suficiente da Europa Continental.

Os irlandeses, em especial, tem um estilo de vida mais tranquilo que a maioria dos europeus e norte-americanos, por exemplo. Não são tão rígidos com horários e não abrem mão de terem uma boa qualidade de vida.

A cidade de Dublin tem o tamanho ideal. Nem tão grande para que você seja atropelado pelo ritmo de vida da cidade e nem tão pequena a ponto de fazer você ficar constantemente entediado. Morando nos arredores do centro, por exemplo, é possível fazer muitas coisas a pé.

Dublin é uma cidade onde é impossível não se divertir. Da tradicionalíssima fábrica da cerveja Guinness até o Zoológico de Dublin, passando pelos inúmeros pubs, castelos e museus, há muito o que fazer na capital irlandesa. Dublin é uma das cidades que mais crescem na Europa. Estude lá e descubra por que!

Atrações:

Cultura, arte, música, parques e museus. Atrações não faltam em Dublin, para todos os bolsos e gostos. Faça um tour pela fábrica da Guinness e descubra como tirar a pint perfeita. Passe a tarde em um dos maiores e mais antigos parques municipais da Europa. Criado em 1663, o Phoenix Park possui 707 hectares. Destes, pelo menos 30% é coberto por árvores e muitos mamíferos vivem pacificamente no parque. Dentre dele também está localizado o Dublin Zoo, um dos mais importantes zoológicos da Europa.

Conheça o Temple Bar. A área, que envolve vários quarteirões, é chamada de “quarteirão cultural” da cidade e é muito famosa entre os turistas. Contando com vários restaurantes, pubs, baladas, além de alguns cafés, será sempre possível achar algum lugar para se divertir no Temple Bar. Aproveite e não deixe de fazer um tradicional (desde o século XIX) “pub crawl”, que consiste, basicamente, em fazer um tour pelos pubs da cidade, bebendo pelo menos uma cerveja em cada lugar.

Passeio pela pequena e pitoresca cidade de Dún Laoghaire (pronuncia-se Dãn Liri), principal porto de chegada e saída do país, especialmente em direção à Liverpool, na Inglaterra.
Se estiver à procura de algo mais cultural, visite a National Gallery of Ireland (entrada franca) ou ao Kilmainham Gaol, presídio que funcionou entre 1796 e 1924 e oferece um panorama de alguns dos mais profundos e perturbantes temas da história moderna da Irlanda.

Clima:

Não se preocupe com o clima, em Dublin. Afinal, a probabilidade de chover é razoavelmente grande. A vantagem é que a chuva raramente é forte o suficiente para prejudicar a saída de casa. Normalmente é uma garoa fina, e você irá perceber que os moradores de Dublin não dão muita bola para ela. Você irá se acostumar.
A temperatura, em geral, dificilmente passa dos 20ºC, inclusive no verão. Ainda assim, há sempre uma brisa que deixa o clima muito agradável durante essa época do ano. Já entre dezembro a março, as temperaturas ficam, me média, entre -2ºC e 6ºC. Mas como todos os ambientes internos possuem sistema de aquecimento, somente na rua que você sentirá os efeitos das baixas temperaturas.
Durante o verão, o sol nasce às 5h da manhã e se põe apenas depois das 21h, o que aumenta –e muito- as chances de uma atividade a céu aberto. No inverno, em contrapartida, o sol nasce perto das 9 horas da manhã e se põe antes das 17 horas, sempre lembrando que o sol, durante o inverno, não costuma aparecer com muita força na Irlanda.
Em geral, o clima na Irlanda é ameno, variando para oceânico mas com raras mudanças extremas. Na Irlanda, você realmente pode sentir as “quatro estações do ano em um dia”, então, quando sair, nunca deixe de conferir a previsão do tempo. De qualquer maneira, sempre tenha à mão uma capa de chuva, seja qual for a estação do ano.

Transporte:

Os principais meios de transporte em Dublin são o ônibus e o bonde, chamado de LUAS. Há ainda o trem metropolitano, o DART, que liga Dublin aos principais subúrbios de Dublin e cidades pertencentes ao condado de Dublin.
O ônibus em Dublin não aceita dinheiro em papel e nem fornece troco. Ele funciona da seguinte maneira: o valor da passagem é calculado de acordo com a distância percorrida. Assim, de 1 a 3 pontos de ônibus a passagem custa 1,80 euros. De 4 a 7 pontos, 2,35. De 8 a 13, passa para 2,60, todos pela passagem unitária.
O LUAS opera em duas linhas. A verde e a vermelha. Assim como o ônibus, o valor do tíquete é calculado por zonas, que variam entre 1,60 (zona 1) e 2,80 (zona 5, linha verde). Passagens de ida-e-volta custam entre 3,10 (zona 1) a 5,20 (zona 5 linha verde). No horário de pico as passagens custam 0,10 centavos a mais.
Já o DART é o trem metropolitano e pertence à companhia irlandesa de trem, a Irish Rail. As passagens variam de 1,90 a 5,80, dependendo das distâncias. Utilizando o leap card as passagens diminuem consideravelmente, com cada trajeto variando entre 1,65 e 2,30.
A melhor alternativa para utilizar o transporte público em Dublin é comprar o “leap card”. O cartão pode ser comprado em um dos 400 estabelecimentos conveniados e funciona como um cartão de passagens pré-pago: Você vai nas lojas conveniados e carrega o cartão com o valor desejado. Os créditos tem duração mensal ou anual, dependendo da modalidade escolhida.

Leap card

As maiores vantagens do leap card são que você não precisa mais carregar moedas para o pagamento da passagem e que o valor da passagem é mais barata utilizando o cartão. Por exemplo, a passagem de 1,80 passa a custar 1,45 com o leap card. Já a de 2,35 vai para 1,95. Ou seja, realmente vale a pena. Outra grande vantagem é que o cartão é aceito nos ônibus, no LUAS e no DART.
Se você morar nos arredores do centro de Dublin, você pode fazer tudo a pé ou até mesmo comprar uma bicicleta (na faixa de 150 euros). Táxi também é uma boa alternativa, especialmente em ocasiões especiais (ou seja, tarde da noite).
Como a cidade não é muito grande e o sistema público de transporte funcionam bem, raramente estudantes e intercambistas em geral compram carros.

 

  • Bruno Soares

    Boa Noite! pretendo fazer intercambio para Irlanda, gostaria de saber como que funciona, se possível me enviar um orçamento.

    • Gerente de Produtos

      Olá Bruno,
      Será um prazer lhe auxiliar com o planejamento da sua viagem.
      Entre em contato com nossos consultores para receber mais informações e um orçamento: https://irlandabrasil.com.br/contato/

  • LUANA LUCIANE

    olá tenho interesse de fazer intercâmbio na irlanda, queria saber sobre mais informações

    • Gerente de Produtos

      Olá Luana,
      Será um prazer lhe auxiliar com o planejamento da sua viagem.
      Entre em contato com nossos consultores para obter mais informações: https://irlandabrasil.com.br/contato/

  • Julio Cesar

    Gostei da explanação sobre Dublin…tenho interesse em fazer intercambio…

    • Gerente de Produtos

      Olá Julio,
      será um prazer lhe auxiliar com o planejamento do intercâmbio.
      Entre em contato com nossos consultores para receber mais informações: https://irlandabrasil.com.br/contato/

  • ALAM MOREIRA

    Eu realmente me interessei em Dublin, mas só tenho o valor da passagem de ida e volta e mais ou menos, cerca de R$ 5.000,00.
    Gostaria de trabalhar e estudar na Irlanda, mas antes gostaria de obter maiores informações sobre.

    • Gerente de Produtos

      Olá Alam,
      Verificamos que você fez cadastro em nosso site e em breve um de nossos consultores entrará em contato com você para enviar mais informações.

  • Andson Almeida

    Bom dia!
    Tenho interesse em fazer um intercâmbio, quero aperfeiçoar o inglês, conhecer a cultura e clima deste lugar fotograficamente incrível.
    Como posso saber mais informações?

    • Gerente de Produtos

      Olá Andson,
      será um prazer lhe auxiliar com o planejamento da sua viagem.
      A consultora Ítala entrará em contato para enviar mais informações.

  • Alexandre

    olá, gostei bastante das informações será que alguém que não sabe nada de Inglês, consegue aprender em um intercâmbio ?

    • Gerente de Produtos

      Olá Alexandre, trabalhamos com escolas que possuem programas para estudantes de qualquer nível de inglês. Com certeza a imersão na língua, é algo que resulta na melhora do idioma mas tudo dependerá da sua dedicação. Entre em contato com um consultor para obter mais informações: https://irlandabrasil.com.br/contato/

  • Jessica Veras

    Ola eu tenho super interessada em fazer o intercâmbio na Irlanda .. Como funciona tudo?

  • Wanderson Mendes

    Queria mais informações sobre cursos em Dublin.

  • Thiago Feitosa

    Hello!

    My name is Tiago and I’m very interested to go to Irlanda and improve my English, I’d like to get more inf.
    How can I do that?

    • Gerente de Produtos

      Olá Thiago, será um prazer lhe auxiliar em todo processo de seu intercâmbio. Para mais informações, entre em contato com nossos consultores: https://irlandabrasil.com.br/contato/

  • Dayana Ribeiro

    Gostaria de morar em Dublin, em casa de familia.. trabalhar a estudar por la.. gostaria de mais informações a respeito.

    • Gerente de Produtos

      Olá Dayana, será um prazer lhe auxiliar em todo o seu projeto de intercâmbio. Para mais informações, entre em contato com nossos consultores: https://irlandabrasil.com.br/contato/