Quanto Custa?

Irlanda Brasil

Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar na Irlanda

Bray

Localizada a menos de 30 minutos de Dublin, Bray é ideal para quem quer morar e estudar em uma cidade pequena com praia, mas ainda assim quer ficar próximo de todas facilidades e vantagens de Dublin.

Bray, conhecida como “portão para os jardins da Irlanda” conta com uma população de cerca de 21 mil pessoas. Localizada no noroeste do condado de Wicklow e fica a apenas 20 km minutos ao sul de Dublin. Bray tem uma estrutura e clima de uma cidades pequena, mas como fica muito perto de Dublin, pode-se dizer que é praticamente um bairro da capital.

Apesar de ter um comércio local bem desenvolvido, boa parte dos moradores de Bray estudam ou trabalham em Dublin (ou vice-versa). Se você quer ficar em uma região pequena, mas não quer ficar longe de todas as facilidades que a cidade grande tem a oferecer, Bray é o seu lugar. O turismo sempre esteve associado com Bray e é um das cidades litorâneas mais procuradas pelos irlandeses. Pelas várias trilhas que a cidade oferece, se tem incríveis imagens do mar irlandês, que banha o país e divide a Irlanda da Grã-Bretanha.

Fundada em 1174, foi apenas em 1874, com a chegada da linha férrea à cidade, que ela começou a se destacar como uma cidade litorânea. Entre as principais atrações de Bray está curtir o mar caminhando pela Victorian Esplanade, o calçadão da cidade, e sua praia de pedra ao invés de areia, ou passear pela bela e agradável trilha de Bray Head.
A cidade é um destino muito comum para estudantes que querem passar fazer um bate-e-volta para alguma cidade sem gastar muito.

Clima:

Não se preocupe com o clima em Dublin, afinal, a probabilidade de chover é razoavelmente grande. A vantagem é que a chuva raramente é forte o suficiente para prejudicar a saída de casa. Normalmente é uma garoa fina e você irá perceber que os moradores de Dublin não dão muita bola para ela. Saiba: Se você quiser, você irá se acostumar.
A temperatura, em geral, dificilmente passa dos 20ºC, inclusive no verão. Ainda assim, há sempre uma brisa que deixa o clima muito agradável durante essa época do ano. Já entre dezembro a março, as temperaturas ficam, me média, entre -2ºC e 6ºC. Mas como todos os ambientes internos possuem sistema de aquecimento, somente na rua que você sentirá os efeitos das baixas temperaturas.
Durante o verão, o sol nasce às 5h da manhã e se põe apenas depois das 21h, o que aumenta –e muito- as chances de uma atividade a céu aberto. No inverno, em contrapartida, o sol nasce perto das 9 horas da manhã e se põe antes das 17 horas, sempre lembrando que o sol, durante o inverno, não costuma aparecer com muita força na Irlanda.
Em geral, o clima na Irlanda é ameno, variando para oceânico mas com raras mudanças extremas. Na Irlanda, você realmente pode sentir as “quatro estações do ano em um dia”, então, quando sair, nunca deixe de conferir a previsão do tempo. De qualquer maneira, sempre tenha à mão uma capa de chuva, seja qual for a estação do ano.

Transporte

Para chegar a Bray, a melhor maneira é através do DART, o trem (chamado de commuter) que liga Dublin aos subúrbios e às principais cidades ao redor da capital. Da principal estação de trem de Dublin, a Connolly Station, a passagem unitária de DART para Bray custa 3,55.

De ônibus, a opção é a linha 145, que do centro de Dublin até Bray custa €3,05 o bilhete unitário e €2,50 caso você use o leap card. Apesar de ficar no condado de Wicklow e não de Dublin, quase todo sistema de transporte utilizado é o operado em Dublin.

Os principais meios de transporte em Dublin são o ônibus e o bonde, chamado de LUAS. Há ainda o trem metropolitano, o DART, que liga Dublin aos principais subúrbios de Dublin e cidades pertencentes ao condado de Dublin.

O ônibus em Dublin não aceita dinheiro em papel e nem fornece troco. Ele funciona da seguinte maneira: o valor da passagem é calculado de acordo com a distância percorrida. Assim, de 1 a 3 pontos de ônibus a passagem custa 1,80 euros. De 4 a 7 pontos, 2,35. De 8 a 13, passa para 2,60, todos pela passagem unitária.
O LUAS opera em duas linhas. A verde e a vermelha. Assim como o ônibus, o valor do tíquete é calculado por zonas, que variam entre 1,60 (zona 1) e 2,80 (zona 5, linha verde). Passagens de ida-e-volta custam entre 3,10 (zona 1) a 5,20 (zona 5 linha verde). No horário de pico as passagens custam 0,10 centavos a mais.
Já o DART é o trem metropolitano e pertence à companhia irlandesa de trem, a Irish Rail. As passagens variam de 1,90 a 5,80, dependendo das distâncias. Utilizando o leap card as passagens diminuem consideravelmente, com cada trajeto variando entre 1,65 e 2,30.

Leap Card

A melhor alternativa para utilizar o transporte público em Dublin é comprar o “leap card”. O cartão pode ser comprado em um dos 400 estabelecimentos conveniados e funciona como um cartão de passagens pré-pago: Você vai nas lojas conveniados e carrega o cartão com o valor desejado. Os créditos tem duração mensal ou anual, dependendo da modalidade escolhida.

As maiores vantagens do leap card são que você não precisa mais carregar moedas para o pagamento da passagem e que o valor da passagem é mais barata utilizando o cartão. Por exemplo, a passagem de 1,80 passa a custar 1,45 com o leap card. Já a de 2,35 vai para 1,95. Ou seja, realmente vale a pena. Outra grande vantagem é que o cartão é aceito nos ônibus, no LUAS e no DART.

Como a cidade não é muito grande e o sistema público de transporte funcionam bem, raramente estudantes e intercambistas em geral compram carros.

 

  • Lais Lima

    Olá, vou morar em Arklow, na casa de parentes e estudar em Bray, por ser mais perto, sabe me dizer qual o transporte mais eficaz para se pegar ?

    • Gerente de Produtos

      Olá Lais, a melhor opção seria pegar um trem de Arklow para Bray. Segue link com mais informações: http://www.irishrail.ie/