Intercâmbio e Cursos para Estudar e Trabalhar na Irlanda

Perguntas Frequentes

A Irlanda possui duas línguas oficiais, o irlandês e o inglês. Durante o domínio inglês, que foi de 1175 até 1921, os irlandeses foram muito perseguidos e seus costumes (danças e língua, por exemplo) foram fortemente combatidos.

Apesar disso, os irlandeses sempre foram muito resistentes e a cultura irlandesa nunca se extinguiu. Hoje, todas as placas de trânsito da Irlanda estão escritas em ambas as línguas. O ensino do irlandês também é obrigatório das escolas e a maioria da população local tem, pelo menos, noções básicas do idioma.

Apenas 2% da população tem o irlandês como principal língua, quase que totalmente localizadas em Conamara e nas Aran Islands, ambas no condado de Galway.

Outro fato interessante é que o hino nacional da Irlanda é totalmente em irlandês.

Dicas

Qual a língua oficial da Irlanda?

A Irlanda possui duas línguas oficiais, o irlandês e o inglês. Durante o domínio inglês, que foi de 1175 até 1921, os irlandeses foram muito perseguidos e seus costumes (danças e língua, por exemplo) foram fortemente combatidos.

Apesar disso, os irlandeses sempre foram muito resistentes e a cultura irlandesa nunca se extinguiu. Hoje, todas as placas de trânsito da Irlanda estão escritas em ambas as línguas. O ensino do irlandês também é obrigatório das escolas e a maioria da população local tem, pelo menos, noções básicas do idioma.

Apenas 2% da população tem o irlandês como principal língua, quase que totalmente localizadas em Conamara e nas Aran Islands, ambas no condado de Galway.

Outro fato interessante é que o hino nacional da Irlanda é totalmente em irlandês.


A Irlanda pertence à Inglaterra?

Para responder essa pergunta, primeiro é importante deixar claro que a ilha irlandesa está dividida em dois países: A República da Irlanda e a Irlanda do Norte.

Enquanto a República da Irlanda, cuja capital é Dublin, é independente desde 1921, a Irlanda do Norte e sua capital Belfast, compõe o Reino Unido e pertencem à Inglaterra. Na Irlanda do Norte, podem-se ver bandeiras tanto do Reino Unido quanto da Irlanda do Norte e a moeda utilizada é a Libra Esterlina (British Pound) e não o Euro, utilizado na República da Irlanda.


Quais são os esportes mais populares na Irlanda?

O irlandês é apaixonado por esportes.em especial por futebol, rugby, hurling e o futebol irlandês.gaelic football, esses dois últimos, esportes gaélicos.

Segundo maior estádio da Europa, com capacidade para 82 mil pessoas, o Croke Park é a casa dos esportes gaélicos, que são dois: O Hurling e o Gaelic Foobtball (futebol gaélico). E lá também que ocorrem as finais dos campeonatos.
Ambos são esportes criados na Irlanda e motivo de muita paixão de seus torcedores. Cada condado (county) possui um time –todos os jogadores são amadores- que quase sempre lotam seus estádios. A pontuação dos jogos é um pouco diferente e certamente irá confundir você no início. Mas vale a pena ir ao estádio, pelo menos pela experiência.

A liga local de futebol não é muito forte. Para se ter uma ideia, a média de público é de cerca de 1.600 pessoas por partida. Mas os irlandeses são fanáticos por futebol. As principais torcidas na Irlanda são do Manchester United e Liverpool da Inglaterra, além do Celtic, da Escócia. As ligações com o time escocês, aliás, vão além das quatro linhas. O clube foi fundado no final de 1800 por imigrantes irlandeses que haviam fugido do país por causa da peste que devastou boa parte da população irlandesa.

A Irlanda é uma das principais seleções do mundo de rugby, apesar de nunca ter ganhado um título mundial. Dois dos principais clubes europeus são irlandeses e são figuras constantes na finais da Heineken Cup, a Liga dos Campeões da Europa de rugby: Leinster, de Dublin, vencedores das edições de 2008–09, 2010–11, 2011–12 e Munster, de Limerick, que ganhou em 2005–06, 2007–08.


Preciso de seguro saúde para visitar a Irlanda?

A Irlanda possui um bom sistema de saúde e, assim como é indicado para quem visita outros países, o seguro saúde também é recomendado ao turista que viaja ao país. Os serviços médicos locais costumam ser caros, por isso é importante recorrer a empresas de assistência de viagens, que oferecem diferentes planos para atender às necessidades e interesses de cada turista.

Fale conosco para obter um seguro saúde/viagem antes de embarcar.


Posso dirigir na Irlanda? E como alugar um carro?

Na Irlanda, a principal diferença é tão famosa “mão inglesa”. Lá, o volante fica no lado direito do carro e nas estradas os veículos também mudam de lado. Parece uma tarefa muito complicada, mas não é.

Na Irlanda, a carteira de motorista brasileira é válida por até um ano a partir da data de chegada no país. Não é necessário tirar uma carteira internacional, embora seja recomendado.

Para alugar um carro em geral a idade mínima é de 25 anos e os preços variam bastante, de acordo com a estação do ano, o tipo do veículo e o período de locação. As maiores empresas oferecem ampla gama de escolhas, desde veículos menores mais econômicos aos mais luxuosos, bem como vans e trailers. Ar condicionado e rádio são itens comuns em qualquer modelo e lembre-se que a maioria das locadoras conta com veículos hidramáticos, os automóveis com câmbios manuais são raros e a maioria também oferece veículos com adaptação para deficientes físicos.


Qual o fuso horário da Irlanda?

A Irlanda tem apenas um fuso e ele está 3 horas à frente do horário brasileiro. Ou seja, enquanto no Brasil é 12h, na Irlanda são 15h.

O horário de verão na Irlanda vai do último domingo de março até o último domingo de outubro. Como em boa parte desse período o Brasil está em seu horário tradicional, durante a maior parte do ano a diferença entre Brasil-Irlanda é de 4 horas. Em contrapartida, quando o horário de verão está sendo usado somente no Brasil, a diferença cai para apenas 2 horas.

Também é interessante notar que há uma diferença de 1 hora a mais entre Irlanda, Reino Unido e Portugal em relação ao resto da Europa Ocidental. Então, enquanto são 14h em Dublin, serão 15h em Paris ou Berlin.


Qual é a moeda da Irlanda?

Assim como em boa parte da Europa, a moeda na Irlanda é o Euro (€). O Euro trabalha com moedas de 0,01, 0,02, 0,05, 0,10, 0,20, 0,50, 1,00 e 2,00. Além de cédulas de 5, 10, 20, 50, 100, 200 e 500.

Na Irlanda, a maioria das comprar é feita através de cartão de débito ao invés de crédito e raramente há a opção de parcelamento. Outro fato interessante é que nos ônibus são aceitas apenas moedas, então sempre mantenha algumas delas no bolso, por precaução.

Cartões de crédito – especialmente Visa e Mastercard – são bastante aceitos nos bares, restaurantes, cafés e lojas de Londres. Há uma grande quantidade de caixas eletrônicos (conhecidos como “cashpoints” ou “ATM”) por toda Irlanda em geral. A maioria deles aceita cartões internacionais com as bandeiras Visa, Mastercard, Cirrus e Maestro. Mas é sempre uma boa ideia conferir com o seu banco, ainda no Brasil, a disponibilidade do cartão.


Quais são as companhias aéreas domesticas na Irlanda?

As duas companhias irlandesas são a Aer Lingus e a Ryanair. Famosa por seus voos por custos baixíssimos, mas pouquíssimo conforto na aeronave, a Ryanair é uma ótima opção para estudantes e mochileiros em geral. Com ela, é possível viajar para Londres por 40 euros ou para Roma, por 60 euros (ida e volta, taxas inclusas).

Como a Irlanda é um país pequeno (tem mais ou menos o mesmo tamanho do estado de Santa Catarina), a melhor opção para viajar dentro do país é por trem ou ônibus. Uma passagem de ônibus de Dublin para Galway sai, em média, 19 euros (ida e volta). Já o mesmo trajeto, feito de trem, sai por 43 euros.


Contato da Embaixada e Consulados Brasileiros na Irlanda

O escritório da Embaixada Brasileira na Irlanda funciona de segunda a sexta-feira, das 10:00 ao 12:00 e também atende pelo telefone (353) 1 4756000.

O Consulado Brasileiro fica na Block 8, Harcourt Centre, Charlotte Way, Dublin 2.


Qual voltagem e tipo de tomada na Irlanda?

O plugue padrão dos aparelhos elétricos na Irlanda e o Reino Unido tem três pinos chatos.

Como a voltagem da Irlanda é de 240V, aparelhos BIVOLT funcionam normalmente. A única preocupação é comprar um adaptador, que, na Irlanda, pode ser encontrado por 1 euro.

Curiosidade: Por razões de segurança, não existem tomadas nem interruptores dentro dos banheiros irlandeses.


Como telefonar da Irlanda para o Brasil?

As duas principais (e melhores) maneiras de ligar para o Brasil são pelo skype ou comprando um chip de celular. Como a conversa via skype é necessário basicamente ter uma conexão de internet e um aplicativo do Whatsapp (ou um laptop), vamos focar no celular:


Quais são os feriados da Irlanda?

Existem nove feriados públicos na Irlanda por ano. Os feriados públicos na Irlanda podem ser comemorados em um dia especial ou nas segundas-feiras. Os feriados públicos, normalmente são chamados de “bank holiday” (feriados bancários), onde escolas e empresas fecham. Serviços como o transporte público, funcionam em horário reduzido.

Na Irlanda, os feriados são pagos. Isso significa que mesmo que você não trabalhe no feriado, você tem direito a receber pelo dia, como se tivesse sido trabalhado normalmente. Alternativamente, você pode solicitar um dia a mais nas suas férias. Se, por acaso, você trabalhar no feriado, ainda assim terá direito à uma folga paga, a ser cumprida dentro de um mês.

  • Ano Novo (1º de Janeiro);
  • Dia de St. Patrick (17 de março);
  • Primeira segunda após a Páscoa;
  • Primeira segunda-feira de Maio, Junho e Agosto;
  • Última segunda-feira de Outubro;
  • Natal (25 de Dezembro);
  • Dia de St. Stephen (26 de Dezembro);

Importante lembrar que a sexta-feira santa NÃO é um feriado oficial. Apesar disso, a grande maioria das escolas e estabelecimentos comerciais fecham nesse dia.


O que é Jet Lag?

O jet lag é a perda de ritmo e concentração ao se passar por fusos horário diferentes em pouco tempo. Seu sintomas consistem em irritabilidade, dor de cabeça, cansaço e alteração dos padrões de sono e fome. Esse tipo de alteração ocorre devido às mudanças de hábitos (hora de comer e de dormir, por exemplo). Os efeitos do jet lag são mais evidentes quando a diferença de horário entre o ponto de saída e o destino é superior a quatro horas. São necessários, em média, um dia de descanso para cada hora de diferença.


Como é o clima na Irlanda?

Em geral, o clima na Irlanda é ameno, variando para oceânico mas com raras mudanças extremas. Na Irlanda, você realmente pode sentir as “quatro estações do ano em um dia”, então, quando sair, nunca deixe de conferir a previsão do tempo. De qualquer maneira, sempre tenha à mão uma capa de chuva, seja qual for a estação do ano.

Não importa a condição climática, o assunto estará sempre entre os tópicos preferidos entre os locais.

Há uma pequena diferença entre as temperaturas do sul e do norte do país, e normalmente chove mais no oeste do que no leste. Durante o inverno, as temperaturas médias variam entre 4°C e 7°C. No verão, a média fica entre 15ºC e 20ºC. Falando sobre extremos, na Irlanda, dificilmente a temperatura vai acima dos 25ºC (verão) ou abaixo dos -5ºC.


Como levar dinheiro para a Irlanda?

Solicite gratuitamente seu Cartão Viagem Internacional em uma de nossas agencias:

O Cartão Pré-Pago Internacional  funciona para saques e compras no exterior. Ele é aceito em mais de 200 países, em mais de 1 milhão de caixas eletrônicos e mais de 32 milhões de estabelecimentos para compras internacionais. O cartão Mastercard poderá ser utilizado na modalidade de CRÉDITO no exterior e CRÉDITO no Brasil em qualquer filiado Mastercard ou na modalidade “saque” nos caixas eletrônicos também identificados com a bandeira CIRRUS.

O cartão poderá ser utilizado na modalidade de CRÉDITO no exterior e DÉBITO no Brasil ou na modalidade “saque” nos caixas eletrônicos.

Ao adquirir o cartão, você terá as seguintes vantagens:

  • O cartão é carregado em dólar americano, dólar canadense, dólar neozelandês, euro ou libra esterlina e as compras e saques são realizados na moeda local do país em que estiver;
  • Sem risco de variação cambial contra a alta da moeda carregada no cartão;
  • Podem ser recarregados quantas vezes quiser, mesmo à distância;
  • Disponibilidade de cartões adicionais para acessar o mesmo saldo;

Solicite seu Cartão Viagem Internacional


Dinheiro, cartões de credito, Traveler checks?

A moeda da Irlanda é o euro. Mas além do dinheiro em espécie há outras formas, até mais práticas, de se levá-lo.

Cartões de credito são seguros e aceitos em todos os lugares. Também permitem sacar dinheiro nos caixas eletrônicos. São imprescindíveis para quem vai fazer uma viagem internacional, pois não deixa de ser uma forma de se ter mais segurança, principalmente em relação aqueles gastos que não foram previstos no roteiro inicial.

Traveller-Checks – Tem seguro e são numerados. Podem ser adquiridos em bancos.

Cartão Viagem – o mesmo que Traveller Checks porem na forma moderna de um cartão como um cartão de credito. Hoje em dia a principal forma utilizada por viajantes do mundo todo. Fale conosco para obter o seu Cartão Viagem Internacional.


Abra uma franquia S7 na sua cidade

+20 Anos No Mercado
Líder no Google Entre Agências
+40,000Leads por Ano
12 WebsitesEspecializados
20 Anos